Orientação solar IDEAL para os ambientes

Quando uma pessoa leiga pensa em projetar, ela subestima a influência do sol no seu projeto o que futuramente pode trazer problemas a ele depois de pronto.

O sol vai ajudar a definir a disposição dos ambientes da casa e das aberturas; pode-se dizer que, para quem vive no hemisfério sul, a orientação norte é a que melhor atende, em relação a insolação, um imóvel.


Porém, cada ponto cardeal tem sua vantagem; para aproveitar o sol da manhã face leste, deixe os espaços onde é importante ter temperaturas agradáveis, como quartos e varandas, voltados para leste e nordeste. Assim, eles receberão os raios da manhã.


Já a face norte, onde temos maior incidência do sol após o meio-dia, o ideal é destinar para espaços como salas de estar, o ambiente terá luz e ficará aquecido por uma boa parte do dia.


Os cômodos localizados na face oeste, reservar para a áreas de serviço, depósitos e garagem, o sol irá deixar eles aquecidos para o período noturno.


A orientação sul é a mais problemática, pois no inverno não recebe sol e no verão recebe apenas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde. Em cidades tradicionalmente frias, como tantas no Sul do país, recomenda-se destinar essa parte da casa para área de serviço e espaço secundários.


Pensar como o sol irá entrar na sua casa é indispensável e simples de ser considerado.


Segue um resumindo simples, das orientações x ambientes:

Norte – sol o dia inteiro entrando na janela - salas

Sul – quase nada de sol - cozinha e área de serviço

Leste – sol de manhã - quartos e varandas

Oeste – sol de tarde - áreas de serviço, depósitos e garagem



Posts Em Destaque
Posts Recentes

Carol Machado

Tel: 051- 99901-0157  

carolmacarquitetura@gmail.com