Carol Machado

Tel: 051- 99901-0157  

carolmacarquitetura@gmail.com 

6 regras para usar cor na decoração

August 3, 2016

 Uma cor pode causar um profundo impacto sobre o humor e emoção, e pode ser uma poderosa ferramenta em transformar um ambiente. Alguns acreditam que tons quentes evocam raiva e paixão, azul pode acalmá-lo depois de um dia estressante, e verde incentiva descanso e relaxamento.

 

Veja algumas dicas na hora de colorir sua casa!

 

1 - SE VOCÊ NÃO TEM CONFIANÇA EM USAR CORES, ESCOLHA UMA PEQUENA ÁREA

 

 

Uma cor pode ser intimidante, especialmente se você se sente inseguro sobre qual cor usar. Se você quiser experimentar, mas não sabe por onde começar, o ideal é escolher um pequeno móvel ou espaço na casa ao invés da sua sala de estar, opte por um escritório ou o quarto de hóspedes. Isto lhe dará a oportunidade de testar novas cores ou estampas de papel de parede sem se comprometer se algo der errado. Uma dica é certifique-se de traçar um plano antes de começar.

"Como tudo na decoração, é importante ter um conceito global para a sua casa antes de começar a colorir um quarto em particular."

 

2 - CORES ANÁLOGAS E COMPLEMENTARES

Enquanto algumas cores combinam perfeitamente, existem algumas que não ficam muito bem juntas. Mas como saber quais devemos combinar no ambiente? Primeiro você precisa conhecer o círculo cromático, nele você entenderá as cores complementares, são aquelas que ficam de lados opostos e as cores análogas, que ficam do mesmo lado do círculo. Muitas vezes, cores complementares podem deixar o interior intenso e causar uma leve sensação de irritabilidade.

Para não errar, selecione uma cor e use as cores ao lado dela, como verde e azul ou laranja ou vermelho, você verá que elas ficam super bem juntas.

 

3 - ENTENDENDO A PERSONALIDADE DAS CORES

O que funciona para uma pessoa não quer dizer que funcione para outra, é importante você conhecer a cor e a personalidade dela. O vermelho, por exemplo, é quente e vibrante, enquanto o azul transmite serenidade e nos acalma. Uma vez que você começa a entender as cores e misturar elas, você estará dominando o círculo cromático.

 

4 - PAPEL DE PAREDE E CORES OUSADAS, PODEM DAR VIDA AO SEU LAVABO

Se você quer explorar cores na sua casa, o melhor lugar é o lavabo. Nele você poderá ousar nas cores e até mesmo no papel de parede, um ótimo aliada para quem quer mudar a cara do ambiente. Mas antes de pegar a cola ou o pincel, você precisa saber de algumas coisas; a melhor parede para pintar ou aplicar papel de parede, é a que fica em cima da pia, abaixo você pode pintar com cores sólidas ou colocar cerâmica, como azulejos. Outra ideia é escolher uma parede para colocar cor e as demais serem brancas.

 

5 - CORES ESCURAS NUM AMBIENTE

Interiores escuros estão se tornando bem populares nos últimos anos, mas há uma grande diferença entre "dar um pin" no Pinterest e começar a pintar as paredes de um ambiente. A cor escura dá profundidade no ambiente, então para não errar pinte uma parede pequena, assim você não achará o ambiente escuro, uma ideia é pintar a parede onde fica a sua cama, dependendo da cor o ambiente pode ficar aconchegante.

 

6 - CORES QUE COMPLEMENTAM SEU AMBIENTE "ANTIGO"

Pode ser difícil manter uma decoração "atual" ao longo dos anos, então como usar uma cor para garantir que seu ambiente continue moderno? Primeiro considere o tamanho de um espaço e quanta lua natural ele recebe. Em seguida, responda algumas perguntas em relação ao ambiente: quais são as características do local? qual a cor predominante? é um ambiente na cidade ou no interior?

As cores usadas no ambiente precisam fazer a ligação do exterior para o interior, criando uma sensação de harmonia no local. Uma dica é escolher uma cor para uma parede ou um espaço, assim você poderá mudar de tempos em tempos e sempre se manter "atual".  

 

 

Esse post teve como referência na matéria do site: http://www.mydomaine.com/decorating-with-color/                        escrito por sacha strebe

Please reload

Posts Em Destaque

Consultoria ou Projeto de Interiores?

March 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload