Carol Machado

Tel: 051- 99901-0157  

carolmacarquitetura@gmail.com 

COMO ARRUMAR A CASA PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

December 6, 2016

As aulas terminaram, o ano já terminou! Dezembro é um mês corrido, encontros sociais com amigos, colegas de trabalho e familiares. Você começa a ficar preocupada com o que vai comprar de amigo secreto ou presente para a sogra, com um pouco de preparação, você pode aproveitar o melhor desse mês!

 

Veja como organizar sua casa para as festas de final de ano:

 

Paredes como novas!

Pintura não é para a vida toda. Na pintura de espaços internos, é preciso decidir pela aparência final das paredes: fosca, semibrilho (toque de seda) ou brilhante. Mas lembre que a cobertura com brilho exige uma superfície bem-acabada, pois entrega todas as imperfeições. Quer aplicar cores? Faça primeiro um teste de tons. Desenhe quadrados de 50 x 50 cm com as tonalidades escolhidas e observe-as em diferentes horas do dia antes de tomar a decisão final. A maior parte das tintas disponíveis no mercado pede um intervalo de 4 horas entre as demãos e tem cheiro quase imperceptível. Assim, é possível transformar um ambiente de um dia para o outro. Se não for possível realizar uma nova pintura, tente limpar com água, detergente e esponja macia. Só não esfregue com muita força para não danificar o acabamento, principalmente nas superfícies foscas.

 

Uma nova chance

Você tem uma cômoda velhinha, com gavetas emperradas? Ou uma cadeira de palhinha que já teve dias melhores? Aproveite para dar uma repaginada nesses móveis que, apesar da aparência desgastada, têm muito potencial.

 

Faça pequenos consertos

A lâmpada que está queimada há meses, o buraquinho que ficou no lugar antes ocupado por um quadro, a pontinha descolada do papel de parede... É hora de colocar a mão na massa e deixar tudo em ordem. Para facilitar, faça uma lista dos reparos e separe os materiais necessários. Tire um dia para realizá-los de uma vez ou contrate um “marido de aluguel”.

 

Jardim em ordem

Se você tem um jardim, esse é um bom momento para reorganizar e dar uma segunda vida para ele. Com a frequência das visitas mais intensa, vale a pena dar uma renovada e trocar as plantas e as forrações que morreram. Também aproveite para cuidar da adubação. O melhor dia para adubar é logo depois de uma boa chuva. Se São Pedro não ajudar, regue bem as plantas e deixe a adubação para o dia seguinte. Quanto ao gramado, apare somente uma vez ao mês e não se esqueça de rastelar a área. A época ideal para podas é durante o inverno, mas ainda dá tempo: tente fazê-la antes do período da brotação.

 

Pisos nos trinques!

Não tem jeito: o vai e vem de pessoas acaba desgastando os pisos de madeira com acabamento de Bona ou Synteko. Para mantê-los sempre em ordem, o ideal é fazer uma manutenção anual. Em lojas especializadas você pode encontrar produtos específicos para limpeza, chamados Remover, depois passe uma demão de um Polish para dar acabamento. A aplicação é fácil e não demanda mão de obra especializada. Depois de uma hora, o piso estará novinho em folha. Passar semanalmente uma mistura de óleo de peroba com água morna é uma dica para que o acabamento dure mais tempo.

 

Transformação express

Enjoou dos azulejos da cozinha ou do banheiro? É fácil deixar esses ambientes com um outro visual e, o melhor, sem quebra-quebra. Vale comprar adesivos com estampas que imitam ladrilhos hidráulicos, escolher padrões na internet e mandar imprimir em vinil adesivo, criar desenhos exclusivos em lojas especializadas ou, ainda, pintar as peças escolhidas com uma tinta própria para azulejos.

 

Toque  de  natureza
Uma dose de verde é sempre bem-vinda para dar frescor à decoração. Pode ser um vaso com plantas que se adaptam ao cultivo em áreas internas ou arranjos com flores de corte. Uma dica para que as flores fiquem mais bonitas, acrescente uma colher de chá de açúcar e três gotas de cândida a cada litro de água. E não se esqueça de cortar o caule na diagonal, porque isso aumenta a absorção de água. Também é importante limpar bem o vaso e o caule das flores, retirar as folhas que ficarem submersas e trocar a água ao notá-la suja. Para quem procura algo mais duradouro, vale investir em folhagens ou folhas secas.  Uma composição com maçãs e folhagens garante um visual interessante. Orquídeas, suculentas e espécies plantadas em vasos também são ótimas opções para quem quer montar arranjos com antecedência.

 

Elemento curinga
O simples fato de trocar as almofadas já garante um astral novo no ambiente. Durante o outono e o inverno, opte pelo uso de tecidos mais quentes, como veludo, lã e tricô. Na primavera e no verão, invista em materiais mais leves. Para quem tem dificuldade de combinar almofadas, uma boa dica é começar pelos modelos lisos, nas cores que você ama. A partir daí, escolha estampas que sigam os mesmos tons.

 

Lavanderia já!
Mesmo que aparentemente estejam limpos, tapetes, cortinas, persianas e sofás precisam ser lavados a cada um ano e meio, em média. Não espere sujar nem encardir e esqueça a ideia de fazer esse serviço em casa, pois o risco de estragar as peças é grande. Esses elementos pedem um tratamento diferenciado, por isso, nada de mandá-los para uma lavanderia de roupas: confie essa tarefa a empresas especializadas. O processo de retirada, lavagem e entrega de cortinas e persianas costuma demorar oito dias úteis; já o de tapetes passa para quinze dias,em média. Os sofás costumam ser higienizados no local, em no máximo dois dias.

 

Quase um hotel
A chegada de possíveis hóspedes é uma boa desculpa para dar uma renovada no enxoval da casa. O ideal é ter três lençóis por quarto, levando em conta que um estará em uso, o outro lavando e o terceiro no armário, para imprevistos, essa conta também se aplica aos conjuntos de banho. Para criar um clima de hotel, invista em aromas ou difusores de ambientes.

 

Casa em movimento
Quer mudar os ares da casa sem gastar dinheiro? Teste uma nova configuração dos móveis e mude os objetos de decoração de lugar. Uma simples alteração pode melhorar a circulação, por exemplo.

 

Visual repaginado
O sofá da sala não pode mais ver as visitas? Que tal trocar o estofado? O serviço de reforma de um modelo de três lugares costuma demorar cerca de 20 dias e custa, em média, R$ 1.500. O problema é que a agenda dos tapeceiros costuma ser mais apertada nesta época, então vale agendar o serviço ainda em novembro. Também é possível encomendar uma capa sob medida. As capas são práticas. Além de proteger o sofá, elas são facilmente retiradas para lavagem. Na hora de escolher o tecido, leve em conta o conforto: algodão, linho, veludos lisos, cotelês e jacquards são ótimas opções. Para quem não pode gastar no momento:  usar uma manta para esconder um rasgo em um pufe. É uma solução provisória, mas o efeito é ótimo. Ou então, opte por uma transformação em menor escala. Uma ideia mais em conta é trocar o revestimento das poltronas. Por ser um elemento menor, dá para brincar bastante: você pode  usar um tecido na estrutura e outro no assento ou misturar um estampado e outro listrado.

 

Toque final
O tapete é um dos itens indispensáveis na decoração, por deixar o ambiente mais aconchegante, atuar como isolante acústico, trazer conforto térmico do piso e por ajudar a delimitar ambientes. Por ser uma peça mais cara, é comum que ele seja uma das últimas aquisições de decoração. E essa demora não é um problema: conhecido por “vestir a casa”, o tapete é a amarração final do ambiente. Preste atenção nos móveis que você já tem no cômodo antes de decidir o melhor modelo. Se a decoração do ambiente tem base neutra, vale escolher um modelo mais gráfico ou colorido. Mas se o sofá ou as paredes tiverem cor, opte por um modelo em tons mais neutros. Quanto ao tamanho, existem duas regras. O ideal é que seja possível colocar todos os móveis do ambiente sobre o tapete. Se não for possível, escolha um modelo que se estenda da metade do sofá e chegue até a metade da estante ou das poltronas, por exemplo. Lembre-se desta dica: a maioria das lojas especializadas permite que o cliente leve a peça para testar em casa. Vendo o tapete no local, fica muito mais fácil decidir o tipo mais apropriado

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Consultoria ou Projeto de Interiores?

March 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload