Carol Machado

Tel: 051- 99901-0157  

carolmacarquitetura@gmail.com 

Exaustor, coifa e depurador de ar? Saiba a melhor opção para a sua cozinha!

April 3, 2017

Você sabe o que é um exaustor, coifa ou depurador de ar?

 

 

Você está querendo comprar um modelo, mas não sabe o que

cada um faz e qual a melhor opção para o seu tipo de cozinha!

 

Então pegue o caderninho que vou explicar cada um deles:

 

Exaustor

 

Tem um escopo restrito, sua função é trocar o ar de dentro do ambiente, com um motor que possui hélices, ele tira o ar quente da cozinha e o substitui pelo ar frio de fora da cozinha.

 

 

Recomenda-se que o exaustor seja instalado a 2,5 metros do chão e em paredes que possibilitem que seu tubos fiquem voltados para a rua, assim as correntos de ar quente são retiradas com mais eficiência.

 

Pontos negativos!

Além de serem barulhentos, requerem mão de obra especializada devido à quebra de paredes para sua instalação.  

 

*Por todos esses motivos ele é recomendado para cozinhas grandes ou com muita carga de calor e fumaça, como cozinhas industriais.

 

 

Coifa 

Tem a função de sugar o ar, filtrá-lo e expeli-lo para fora da cozinha por meio de dutos instalados no teto, em paredes ou em forros. Ele elimina não somente a gordura e outros odores do ambiente, mas também “renova o ar” da sua cozinha.

 

Recomenda-se que estes aparelhos sejam instalados, geralmente, a 70 centímetros do fogão para ter um bom desempenho. Cuidado no momento da compra, algumas pessoas confundem a coifa e o depurador. Tanto um quanto o outro “renovam o ar”. A diferença entre eles está no destino que esse ar recebe depois que entra no aparelho. Na coifa, o ar é sugado, filtrado e mandado para fora. Já no depurador o ar é filtrado e jogado mais uma vez para o ambiente. Isso é o que faz toda a diferença na eliminação do calor, gordura e cheiros vindos da preparação dos alimentos.

 

Dependendo de onde está localizado o fogão, você pode optar por coifas de parede ou em formato de ilha, que ficam no centro da cozinha.

 

 

Depurador 

Esse tipo de equipamento, pelo fato de ser compacto, normalmente, é mais indicado para apartamentos e casas com cozinhas menores ou onde não haja espaço para instalação de tubos de saída de ar ou chaminés. Ele é responsável por “reciclar o ar” e devolvê-lo mais limpo ao ambiente. Sua potência é menor, quando comparada a coifas e exaustores. 

 

No depurador a gordura é retirada do ar e fica presa em um filtro junto a uma grade de inox. Por isso, é importante fazer a limpeza para que sua potência não diminua com o passar do tempo e deixe a cozinha com mau cheiro. O ponto negativo dos depuradores é que eles filtram o ar retirando somente a gordura. 

 

 

Na hora de escolher, fique atenta nos fatores: como espaço, disponibilidade para instalação de chaminé e preço.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Consultoria ou Projeto de Interiores?

March 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload