Carol Machado

Tel: 051- 99901-0157  

carolmacarquitetura@gmail.com 

Decoração de interiores: o que levar em conta na hora de escolher meu arquiteto?

April 13, 2018

Existem hoje, no país, mais de 80 mil arquitetos formados, de acordo com dados do Instituto de Arquitetos do Brasil. Que existem muitos bons profissionais, isso é verdade, ainda mais se a gente tomar o mercado imobiliário como prova.

 

Afinal, não dá nem pra contar quantas casas em condomínio fechado para alugar existem e quantos apartamentos para alugar há também por aí com projetos belíssimos e muito bem feitos.

 

Mas, como saber quais são esses profissionais responsáveis por tantos projetos bonitos? Bom, existe um passo a passo na hora que pode te ajudar a descobrir qual é o melhor arquiteto para você.

 

 

1º passo: Faça uma busca online

Pesquise na internet por arquitetos especializados no tipo de projeto que você busca, incluindo suas localizações, críticas e elogios de clientes anteriores. Durante a sua pesquisa online, aproveite e entre na página do Facebook desses arquitetos e escritórios de arquitetura que você encontrou na sua cidade.

Em todas as páginas públicas há um espaço onde qualquer pessoa pode fazer avaliações sobre os serviços prestados. Essas opiniões que você encontrar também serão muito importantes no processo de escolha do profissional certo para o seu projeto.

 

 

2º passo: Converse com pessoas que já contrataram um arquiteto

Pergunte para familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos se já contrataram um arquiteto antes. Se encontrar alguém que já tenha contratado esse profissional, questione como foi a experiência para essa pessoa. A pergunta mais importante será se a pessoa ficou satisfeita com o trabalho. Se sim, peça o nome do arquiteto ou do escritório de arquitetura.

 

 

3º passo: Faça uma lista com todos os candidatos que você encontrou

Finalizou a sua pesquisa na internet e entre as pessoas que você conhece? Reúna o nome de todos os profissionais e escritórios de arquitetura e faça uma lista em ordem alfabética ou, se preferir, você pode fazer o ordenamento começando pelos profissionais que você mais gostou ou que mais tiveram referências boas de colegas e amigos.

 

 

4° passo: Veja se os candidatos da sua lista possuem registro profissional

 

É muito importante que você contrate arquitetos que estejam registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU. Só assim você terá a garantia de que está contratando um profissional sério e que está de acordo com as normas e regulamentações de sua profissão.

O CAU/BR permite a você que faça essa checagem pela internet mesmo. É só entrar no site do CAU, o www.caubr.gov.br e clicar na guia “Buscar profissional/empresa”. E lembre-se: só o diploma não basta, somente arquitetos com registro profissional têm a permissão de exercer a profissão no Brasil.

 

 

5º passo: Converse com os candidatos

Após ter feito a sua lista e confirmado se todos os arquitetos que você encontrou possuem registro profissional, será a hora de ir mais a fundo na sua busca pelo arquiteto certo para você.

Separe o telefone ou e-mail de cada um dos seus candidatos e comece a entrar em contato com eles. Marque reuniões, veja se eles se mostram dispostos a atender você. Ainda que isso te pareça cansativo, no final verá que é realmente algo que precisa ser feito.

Pode ser por telefone, e-mail, WhatsApp, Skype, como preferir. Nessas reuniões, o seu objetivo não será somente verificar as habilidades e qualificações dos arquitetos.

Você também usará todas as informações coletadas para comparar os valores e as propostas para, aí sim, descobrir o arquiteto mais adequado para o trabalho que você quer e que ofereça um orçamento que valha a pena para você.

Faça reuniões com, no mínimo, dois dos escolhidos, para que eles apresentem um orçamento e expliquem de que forma trabalham. Preço é tão importante quanto afinidade, já que vocês dois conviverão por alguns meses.

Outra sugestão é questionar sobre como esses profissionais costumam lidar com imprevistos e se oferecem algum tipo de garantia caso o projeto não saia conforme o que você queria.

 

 

6º passo: Visite as obras que eles já fizeram

Visite, se possível, as obras dos candidatos que você selecionou após as entrevistas e avalie a qualidade das mesmas. Uma dica interessante é verificar se há casas para alugar que o arquiteto tenha participado do projeto de construção. Aí é só dizer para o dono do local que você está pensando em alugar para ele deixar você entrar e fazer uma visita.

Dependendo do projeto arquitetônico que você estiver pretendendo fazer, você pode ir atrás também de apartamentos para alugar e de casas em condomínio fechado para alugar (essas últimas costumam ter um padrão mais alto que outros projetos residenciais).

Outro benefício em procurar por casas para alugar é que você também pode aproveitar e conseguir algumas ideias para o seu projeto arquitetônico também.

 

 

7º passo: Escolheu um candidato? Assine um contrato antes de iniciar o trabalho

Vai ser muito importante para você e para o arquiteto que você escolheu terem um contrato em que estarão todas as coisas que foram conversadas entre vocês dois. Com um contrato, você poderá formalizar tudo o que foi combinado.

Inclusive, você pode deixar no contrato, se quiser, uma lista organizada do que deve ser executado, bem como os prazos e valores de cada um dos itens a serem realizados. Os deveres e direitos, tanto do contratado como do contratante, também são importantes e devem constar no documento.

Para garantir que o seu projeto seja bem-sucedido, é essencial que você cumpra o passo a passo deixado aqui e reserve bastante tempo para escolher o arquiteto certo para o seu caso.

Por mais que o processo de escolha se torne mais demorado do que você imaginava, evite agir por impulso. Escolher logo de cara o primeiro profissional que você encontrar é arriscar muito se arrepender depois.

Porque, afinal de contas, você não precisa de qualquer tipo de profissional. Você precisa é daquele que vai fazer o seu projeto diferente dos outros e te dar tudo o que você queria. Só assim o seu projeto ficará do seu jeito.

 

Conhece outras pessoas que precisam de um arquiteto, mas não sabem qual escolher? Compartilhe o post e ajude elas também na decisão!

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Consultoria ou Projeto de Interiores?

March 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload